Acreditamos que já é um pouco tarde para fazer uma retrospectiva, no entanto, parando para refletir vimos que era importante mostrar o quanto 2014 foi um ano revolucionário no nosso campus quando o assunto é o debate sobre sexualidade e gênero.
Primeiro porque foi o ano que o coletivo Mandala, assim como uma a fênix, ressurgiu das cinzas e retomou suas atividades (depois de anos parado). Logo no primeiro semestre começamos nossas sessões de desabafoneys e fizemos nosso primeiro cartaz:
Com inicialmente apenas quatro pessoas todas as quartas nos reuníamos para debater sobre nossas vidas gays (risos). E foram durante essas reuniões que nosso coletivo deliberou por organizar a Semana do Orgulho LGBT*. Segue algumas foteenhas lindaaas *--*:
Infelizmente a semana não foi só de flores e algumas pessoas manifestaram seu ódio destruindo nossos cartazes ou realizando rabiscos, como esse aqui:
"Semana do orgulho VTNC (Vai tomar no cu)." Muitos de nós adoramos mesmo. Obrigadx. De nada.
Aliás, infelizmente essa não foi a única ação homofóbica do ano. No cartaz que o pessoal do DCE e do DA fizeram pedindo para que os estudantes se manifestassem sobre as melhoras que queriam na Universidade, outro ser cheio de ódio rabiscou nossa intervenção pedindo por MAIS homofobia, segue a foto:
"Sofro tanto com a heterofobia, já até apanhei nas ruas por ser ht".
No segundo semestre nossas reuniões mudaram de horário e local. Com a conquista da salinha do movimento estudantil resolvemos ocupar o espaço e deixa-lo mais colorido.
E o segundo semestre começou com tudo! Organizamos a Semana da Visibilidade Lésbica e o UFSColor II - Saindo do Armário.
Porém, durante a Semana da Visbilidade Lésbica ocorreu novamente um caso de homofobia, no caso mais especificadamente de lesbofobia.
"Material gratuito de fapagem". E você continuara só na punheta, ser escroto!
E dias apareceu uma intervenção grotesca nas paredes da área de vivência pedindo "morte aos gays". Daí não aguentamos mais e organizamos um beijaço!
Porém nada tirou o brilho do Simpósio que ajudamos a construir e que de quebra continuou com a programação da Semana do Orgulho LGBT (colar de beijos prxs inimigxs).
Para a promoção da nossa nobre causa confeccionamos lindos bottons para vender (compre um você também).
Por fim, mas não menos importante, o coletivo ajudou na construção do 1ºInterbixas! (E (re)descobrimos que não temos vocação pros esportes.
Enfim, consideramos 2014 um ano revolucionário e será só o primeiro de muitos! O nosso coletivo voltou para ficar e já temos várias ideias para esse 2015 que mal conhecemos, mas que tem tudo para ser O ano da diversidade. :)



















